Fale Conosco (13) 3271.8457

Jurisprudência

Termo jurídico que designa o conjunto das decisões sobre interpretações das leis feitas pelos tribunais de uma determinada jurisdição.

OMS inclui a Síndrome de Burnout na lista de doenças.


A Síndrome de burnout foi incluída na Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Termo explica a fadiga e o estresse que as pessoas sentem quando estão sobrecarregadas ou perdem motivação no trabalho. A lista, que é utilizada para estabelecer tendências nas estatísticas de saúde, é baseada nas conclusões de especialistas.

A decisão foi tomada pelos membros da OMS, que estão reunidos em Genebra, na Suíça, para uma assembleia mundial. A inclusão entra em vigor a partir de janeiro de 2022.

O bournet, anexado no capítulo de problemas associados ao emprego ou ao desemprego, foi descrito como "uma síndrome resultante de um estresse crônico, não administrado com êxito, no local de trabalho". O quadro é caracterizado a partir de três elementos: sensação de esgotamento, cinismo ou negativismo relacionados ao serviço e eficácia profissional reduzida. A OMS explica que o distúrbio "se refere especificamente a fenômenos relativos ao contexto profissional e não deve ser utilizado para descrever experiências em outros âmbitos da vida".

Carolina Marques Mendes - Advogada